Esta é uma pergunta que sempre me fiz, pois sempre ouço proprietários de Uno elogiando que o carro é muito bom, super econômico. Mas será que eles dizem isso simplesmente por que nunca terem testado outros carros?
Em Dezembro de 2010 eis que surgi uma chance, o VDO recebeu um Uno Way Economy 2010, para podermos tirar a prova dos nove. Só lembrando que o Picanto também já testado por mim há alguns meses atrás, obteve uma média de 14km/l na cidade, com o ar ligado o tempo inteiro, como o nosso Uno era totalmente pelado imaginei que seria fácil obter os quase 20km/l sempre anunciado pela Fiat.
Já tinha tido alguma experiência com o econômetro do Uno lá da empresa algumas vezes em que precisei viajar, mas como ele era completo e viajava sem desliga o ar, o máximo de consumo que conseguir na estrada foi 14km/l, viajando com um passageiro. Antes de começar o teste que duraria uma semana eu li novamente o pequeno manual oferecido pela Fiat para ajuda-lo a entender e utilizá-lo da melhor maneira o econômetro. Logo partir para a checagem de calibração dos pneus, eu utilizei o veículo da maneira mais econômica possível, não levei nenhum peso morto, nenhum passageiro, durante a semana inteira, busquei acelerar gradativamente e sempre que me aproximava de uma sinaleira ia reduzindo a velocidade para dar tempo da mesma abrir antes do carro parar totalmente, evitando uma retomada de velocidade do 0.
Mesmo assim, com todos estes cuidados e sempre dirigindo com o econômetro na área verde, o máximo que conseguir foi 15,5 km/l, isto em um Uno totalmente pelado.
O carro tem um motor 1.0 esperto com marchas beeemmm longas, que fazem o carro atingir quase 80km/h em 2ª marcha e se não me engano na estrada em 4ª marcha estávamos a 140km/h antes de passarmos a 5ª. Ok a Fiat evoluiu e muito o motor do Uno, mas em design (tsc, tsc, tsc)
O Uno sempre manteve o mesmo desenho, apenas com poucas alterações. Na sequencia: Modelos 2004, 1999, 1994. Marcas italianas são famosas por colocar paixão em seus carros, exemplo da Ferrari, Alfa Romeu etc. Mas aqui no Brasil, a Fiat é conhecida por vender carros pelados e baratos.
Desempenho e Consumo (aferidos pelo VDORacing)
Aceleração 0-100Km/h : 14,7 segundos (álcool) e 15,1 segundos (gasolina) (Versão básica)
Velocidade máxima : 160 Km/h (gasolina) e 165 Km/h (álcool) (Versão completa) *
Consumo em cidade (urbano) : 15,5 km/l (gasolina) e 12 km/l (álcool) (Versão básica)**
Consumo em estrada (rodoviário): 14 Km/l (gasolina) (Versão completa)***
* O trajeto foi feito apenas com o motorista.
** Para obter este resultado eu tive que dirigir o veiculo sem nenhum passageiro ou peso morto, sempre observando o econômetro e acelerando gradativamente, o que seria impossível no uso diário.
** O trajeto foi feito com mais de um passageiro e com o ar-condicionado sempre ligado.
Veredito:
O Uno Way Economy 2011 é um carro para aqueles que não confiam em carros importados e acham que a manutenção é cara, seguro é caro e a revenda é uma droga. Por ser um carro de uma montadora grande e estar a vários anos com o mesmo projeto é muito fácil e barato achar peças de reposição. Com a obrigação do air-bag como item de série ele deixará de ser fabricado. O novo uno chegou com um designer mais inovador e está ameaçando a liderança de anos do Gol.
A versão testada é a mais básica, a qual eu nunca compraria, pela falta de opcionais como ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica e travas elétricas, no site da Fiat chega a ser vendido por R$32.324, por um pouco mais você levaria um Kia Picanto com air-bag, pisca nos retrovisores, cd-player com mp3, entrada auxiliar e usb, acabamento muito superior, seguro mais barato, pelo preço de R$33.000.
Chegando na casa dos 600km antes de entrar na reserva.
Você ainda acha que o Uno (Mille) é um carro bom de se comprar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário