A Fiat lança o Novo Uno com a pretensão de tirar a vaga de carro mais vendido do Gol da volkswagen.
A Fiat apresentou nesta terça-feira, na Bahia, o novo Fiat Uno, que estará nas revendas até o final da semana.
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O Novo Uno chegará às lojas em quatro versões:
- Vivace 1.0
- Way 1.0
- Attractive 1.4
- Way 1.4
Quem quiser levar o carro para casa vai pagar R$ 25.550 pela versão Vivace 2 portas (ou R$ 27.350 com 4 portas). A opção de acabamento Attrative tem preço inicial de R$ 29.280 (R$ 30.070 4 portas), e a Way, variação com roupagem aventureira, custará de R$ 26.690 (com 2 portas e motor 1.0) a R$ 31.870 (com propulsor 1.4 e 4 portas).
Nova plataforma
O carro teve plataforma, visual e interior modificados e nada tem a ver com o Millie, que continuará sendo vendido. Enquanto o Uno Mille mede 369cm de comprimento, 145cm de altura e 155cm de largura, o novo Uno ficou com 377, 149 e 164cm, respectivamente. Essa expansão resulta em mais espaço na cabine.
O câmbio é manual de cinco marchas, mais ré.
A Fiat demorou três anos projetando o modelo. O ponto de partida foi a essência do primeiro Uno, um carro quadrado. O resultado é um conceito chamado Round Square, um quadrado com extremidades arredondadas, que norteou todo o desenvolvimento do carro.
O Uno suporta até 400 kg de peso e tem a carroceria mais rígida, além de novas suspensões, o que torna seu comportamento mais linear do que o do antigo Uno.
Todas as versões serão flex. Para o motor Fire EVO 1.0, seu consumo urbano é de 15,6km/L (gasolina) e 10,5km/L (etanol). Já o consumo na estrada é de 20,1km/L (gasolina) e 12,9km/L (etanol). Para o motor Fire EVO 1.4, o consumo urbano é de 14,7km/L (gasolina) e 10,3km/L (etanol). E o consumo na estrada é de 19,4km/L (gasolina) e 12,8km/L (etanol).
Os motores
O novo Fiat Uno marca a estreia da família de motores Fire Evo, cujos pontos fortes são redução de consumo e melhor aproveitamento energético, com menor emissão de poluentes e ruído.
Desenvolvida pela FPT – Powertrain Technologies no Brasil, a família Evo equipa todas as versões do novo Fiat Uno com motores de 1.0 litro e 1.4 litro. Ambos são Flex e trazem uma série de novidades tecnológicas e componentes nunca vistos antes em motores de baixa cilindrada. Conheça-os.
O Motor Fire 1.0 Evo incorpora uma série de dispositivos projetados para aumentar o desempenho e reduzir o atrito interno – em consequência diminuindo os índices de consumo e de emissão de poluentes.
Bielas. Desenvolvidas especialmente para trabalhar com a altura dos novos pistões, são feitas de aço forjado tipo C70 e estão entre as mais leves do mercado. As bielas do motor Fire 1.0 Evo cresceram 26,5% no comprimento: de 111,85 mm para 140,5 mm. Essa construção reduz o atrito do motor pelos dois lados. A capa da biela é do tipo fraturado, assegurando total precisão na montagem – com benefícios como menor atrito e melhor confiabilidade.
Pistões. Os pistões de peso mais baixo direcionam a mistura para a vela de ignição. Entre suas vantagens estão seu cubo, cujo desenho especial ajuda a manter a resistência mecânica; e as saias assimétricas e anéis de baixa carga tangencial que geram menor atrito. Sua altura de compressão é de 24,5 mm, o que lhes confere menor peso. Os pistões do motor 1.0 têm anéis do tipo low friction, de apenas 1 mm de altura no primeiro e segundo anéis.
Coletor de admissão. Feito de plástico, ele possui novo design que favorece a uniformização do fluxo para os quatro cilindros, além de otimizar o desempenho e reduzir as perdas de carga.
Tensor automático da correia de distribuição. O motor Fire Evo tem garantida a tensão da correia de distribuição durante toda a vida útil do equipamento, aumentando, em consequência, a confiabilidade do sistema e ajudando a reduzir ruídos.
Eixo comando. Ele foi concebido para privilegiar o torque em baixas rotações, melhorando o desempenho. O componente foi desenvolvido por meio de simulações em computador para que se chegasse ao desenho ideal. A dinâmica dos cames foi especialmente estudada para operar em conjunto com as molas de carga reduzida das válvulas. O resultado: um sistema mais silencioso, aumentando ainda mais o conforto e o prazer em dirigir.
Tampa de válvulas. Feita de alumínio, suas fixações, estrutura e guarnição foram concebidas para aumentar a resistência a vazamentos de óleo. A tampa também contém as fixações para a bobina, coletor de aspiração e filtro de ar do motor.
O novo motor Fire 1.4 tem muito em comum com o 1.0. Coletor de admissão em plástico, capas de mancais do eixo comando, sistema de refrigeração, tampa de válvulas em alumínio, tensor automático da correia de distribuição e centralina, entre outros, são iguais em ambos.
O novo motor Fire 1.4 Evo produz potência máxima de 85 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm rodando somente com gasolina. Usando unicamente álcool, sua potência é de 88 cv e seu torque, 12,5 kgfm a 3.500 rpm.
Empregando apenas gasolina, o novo motor Fire 1.0 Evo gera potência máxima de 73 cv e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com álcool, a potência é de 75 cv e seu torque chega a 9,9 kgfm a 3.850 rpm.
Via: TV Auto Web
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