11 de fevereiro de 2010

Treze rodovias apresentam trechos perigosos na Bahia (Veja Mais).

BR-324 Maioria dos trechos estava com problemas, mas nos 
últimos meses tem sido restaurada.

Treze rodovias que cortam a Bahia apresentam trechos perigosos, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por isso quem vai viajar no Carnaval deve ficar atento aos pontos de perigo. As estradas onde a atenção deve ser redobrada são BRs 324, 101, 116, 407, 242, 030, 122, 349, 430, 101, 367, 020 e 135. Os problemas mais comuns nessas áreas são trechos em obras, com sinalização deficiente, sem acostamento e com asfalto precário.
Apesar da deficiência nas rodovias, pesquisas revelam que más condições das estradas são responsáveis por apenas 6% dos acidentes. De acordo com a PRF, a falha humana ainda é a principal causa, com 90% das ocorrências. Por isso, a PRF vai aumentar a fiscalização durante a folia. A operação especial começa a partir desta sexta-feira, 12, às 6h. Mais de 550 policiais rodoviários vão trabalhar até quarta-feira de cinzas, 17, com exceção da região de Eunápolis que terá reforço até domingo, 21.
O objetivo é diminuir as estatísticas de acidentes registrados em 2009, quando foram contabilizados 104 acidentes com 77 feridos e oito mortos. 

Está é uma das cenas mais comuns nas BR's no Brasil, maioria dos motoristas pouco se importam com sinalizações. GRANDE parte dos acidentes nas rodovias são por ultrapassagens indevidas.
Acha que não? Basta digitar no Google "Ultrapassagens indevidas".

Confira os trechos perigosos nas estradas que cortam a Bahia*: (LOGO ABAIXO)
BR
KM
TRECHO
                 324
288 ao 302
Lage a Vale. Sem sinalização horizontal.
299,5 ao 300,3
Vale. Pequenos buracos na pista. Realização de serviços de manutenção.
324
550 ao 580
Candeias a Amélia Rodrigues. Alguns trechos sem acostamento. Buracos na pista. Realização de serviços de manutenção executados pela concessionária Via Bahia.
557 ao 576
São Sebastião do Passé a Terra Nova – pontes estreitas e buracos na pista. Realização de serviços de manutenção executados pela concessionária Via Bahia.
101
0 ao 75
Região de Alagoinhas – Bom estado de conservação; Sem sinalização horizontal. Atenção do Km 0 ao Km 50 alto índice de acidentes.
108 ao 135
Região de Alagoinhas – Trecho totalmente recuperado; Sem sinalização horizontal.
                  101
341 ao 371
Região de Alagoinhas – Sinalização precária em alguns trechos devido ao trabalho de recapeamento. Atenção do Km 342 ao Km 356 alto índice de acidentes.
324
512,6 ao 515
Trecho Urbano Feira de Santana com alto índice de acidentes e vítimas.
116
416 ao 426
Contorno de Feira Santana com alto índice de acidentes, principalmente atropelos entre os Km 419 e 420.
116
442
Curva do Cavaco (entre Feira de Santana e Santo Estevão) – alto índice de acidentes. Em todo trecho sul da Delegacia estão sendo realizados serviços de manutenção executados pela concessionária Via Bahia.
324 – NORTE
444 ao 359
Riachão do Jacuípe X Capim Grosso (nos dois sentidos) – pista boa, sinalização vertical boa, horizontal, razoável – execução de obras de revitalização dos acostamentos.
407
320 ao 130
Capim Grosso X Senhor do Bonfim – pista boa, sinalização vertical boa, horizontal, razoável – obras recuperação dos acostamentos.
00-130
Senhor do Bonfim X Juazeiro - pista boa, sinalização vertical boa, horizontal, razoável – obras recuperação dos acostamentos e recapeamento da via- trecho entre Jaguarari- Senhor do Bonfim.
 
030
47 ao 148
Carinhanha a Guanambi - Rodovia estreita, em mau estado de conservação, com muitos buracos e sinalização inexistente.
148 ao 185
Guanambi a Caetité - Trecho em bom estado de conservação, sinalizado. Curvas sinuosas.
185 ao 285
Caetité a Brumado - Trecho com ondulações provenientes da realização de operações tapa buracos; Há incidência de buracos; No Km 221 (ponte de Pancadão) há problema na cabeceira, bem como falta das muretas de proteção.
285 ao 293
Anel de Contorno – Brumado - Trecho necessitando de reforma da pavimentação.
293 ao 350
Brumado a Sussuarana - Trecho com alta incidência de buracos.
472 ao 489
BR 116 a Boa Nova - Deficiência na sinalização vertical.
 
 
 
116
709 ao 758
Manoel Vitorino a Poções - Trecho com regular estado de conservação, entretanto chamamos a atenção para o trecho compreendido. Entre os Km 742 ao 750 que apresentam imperfeições e buracos.
758 ao 777
Poções a Planalto - Trecho com regular estado de conservação. Em alguns trechos o acostamento não é pavimentado.
777 ao 819
Planalto a Vitória da Conquista - Trecho em bom estado de conservação. Em alguns trechos o acostamento não é pavimentado.
819 ao 909
Vitória da Conquista a Cândido Sales - Trecho com regular estado de conservação. Atenção para o Limite de 45 Toneladas na Ponte sobre o Rio Pardo. Em alguns trechos o acostamento não é pavimentado.
909 ao 934
Cândido Sales à Divisa BA/MG - Trecho em bom estado de conservação. Acostamento não pavimentado.
122
0 ao 98
Trecho esburacado, alguns quase que intransitáveis. Não há sinalização.
349
900 ao 989
Trecho com depressões e buracos, falta sinalização. O pior trecho se encontra entre Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória.
430
248 ao 410
Caetité a Bom Jesus da Lapa - Trecho recapeado e sinalizado.
307
Ponte de Igaporã - Apresentando problemas nas cabeceiras da ponte. Há depressão do asfalto.
101
663 ao 710
Trecho em manutenção executada pelo DNIT – Sem sinalização horizontal.
Acostamento ruim: brita solta.
712 ao 720
Perímetro urbano de Eunápolis – alto índice de acidentes. Sem sinalização horizontal.
720 ao 780
Trecho em manutenção. Sem sinalização horizontal.
Constantes interdições.
780 ao 957
Sem sinalização horizontal.
Asfalto escorregadio
367
22 ao 84
Trecho em manutenção executada pelo DNIT – Sem sinalização horizontal.
Constantes interdições.
242
688 ao 724
Entrocamento de Wanderley a Cristópolis - Acostamento em obras, redobrar a atenção por contas das máquinas, operários na pista e trânsito em meia pista.
242
878 ao 884
Muitas colisões no perímetro urbano de Luís Eduardo Magalhães.
20
0 ao 211
Divisa GO/BA a Luís Eduardo Magalhães - Trecho em bom estado de conservação. Cuidado com o excesso de velocidade.
135
0 ao 177
Divisa PI/BA a Barreiras – Pista boa, mas sem acostamento e muitos animais na pista.

*Fonte: Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA)

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