12 de janeiro de 2010

Quatro Rodas motra como será o interior do novo Uno










O novo Uno será lançado em abril de 2010, mas você não precisa esperar tanto para entrar nele. O leitor Clayton Estreano fez isso e nos traz detalhes do futuro campeão de vendas. Os plásticos ainda estão brilhantes, sem textura, mas de resto está tudo pronto. Até o rádio. Algumas peças já estão prontas há alguns anos, os caçadores de detalhes haverão de notar.
A bola da alavanca de câmbio é aquela do Palio Fire, as alavancas de pisca e limpador de para-brisa já estão no Idea e um pequeno painel com botões de luzes de neblina, à esquerda do volante, veio do Punto. Ainda assim, há muita novidade: volante, quadro de instrumentos, painel. Até a posição da alavanca de câmbio (no chão) é diferente da do Panda, do qual nosso Uno será uma versão simplificada.






Em 2006, quando soubemos das primeiras notícias do Panda no Brasil, a Fiat negou: disse que ele era pequeno e essencialmente urbano, pouco competitivo. Só tinha cintos de segurança para quatro passageiros. A autonomia do tanque de combustível, de 35 litros, seria insatisfatória na estrada. Os argumentos eram verdadeiros – a empresa apenas não disse é que estava trabalhando para contorná-los.
Comparado ao Panda italiano, o novo Uno é mais preparado para qualquer situação. Por exemplo, ganhou o tanque do Palio, de 48 litros. Quando ao porta-malas, não houve jeito. Com 200 litros, tem dois terços da capacidade de rivais como Ka e Celta e do próprio Mille, que continuará em linha. Mas esses são rivais do presente e a Fiat está mirando no futuro, quando carros menores e mais altos farão a base do mercado. Caso do Chevrolet Spark.


Este Uno é uma versão aventureira leve. Leve mesmo, nem tem estepe do lado de fora. Mas, se a Fiat quiser, ele pode ir mais longe que seus irmãos. A Itália faz um Panda 4x4, que já esteve em testes no Brasil.




Saiba quais serão as principais novidades do novo Uno:


1. O volante é inédito, inspirado no 500. O quadro de instrumentos também – lembra um pouco o antigo do Fox. É dominado por um grande velocímetro, mas também tem marcadores de combustível e temperatura analógicos.
2. Rádio de “dois andares” não cabe, mas há lugar para tweeter na porta, junto dos pinos de ajuste manual dos retrovisores externos.
3. Do painel do Panda italiano, base do nosso Uno, vieram os botões de vidro elétrico e saídas de ventilação.
4. O ar-condicionado está onde, no Panda, fica a alavanca de câmbio. A do nosso Uno fica no chão.
5. O porta-malas é todo acarpetado, com capacidade de 200 litros. Sua tampa é quase inteira de chapa, como no Fox e no novo Palio. A pequena capa de plástico cobre o motor do limpador traseiro.
6. As maçanetas são maiores e mais simples que as do Panda.
7. A suspensão traseira é com barra de torção, como Palio e Punto – o Uno atual usa um sistema independente com feixe de molas, herdado do Fiat 147. O tanque de combustível de 48 litros veio do Palio. O Panda só tem 35.
8. Trata-se da versão aventureira.O para-choque tem o meio saliente (uma sugestão de quebra-mato), faróis de neblina e régua prateada.
9. A vestimenta aventureira é discreta. O estepe vem dentro do porta-malas e os pneus são de uso urbano, Pirelli P4, com rodas aro 14, de aço. E há rack no teto.
10. A lataria, flagrada na linha de produção-piloto de Betim, mostra as diferenças para o Panda: arcos de roda mais quadrados, um vinco na base das portas e janelas menores.

Fonte: Quatro Rodas

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