Eu já estava com essa ideia a algum tempo, mas sempre naquela velha desculpa de não ter tempo. Mas nesta ultima edição da Quatro Rodas na coluna Top Ten, saiu exatamente isso! Então o que vocês verão aqui é a mesma lista encontrada na revista Quatro Rodas, mas com algumas alterações feitas por mim.
1º – Morgan Roadster - 1936
Para a pequena inglesa Morgan, parece que o tempo não passou. Produz cinco modelos que são variantes do Plus 4 de 1950. E este por sua vez era uma pequena evolução do 4/4 de 1936. Ou seja, tem basicamente a mesma pinta há quase 75 anos. Dados completos aqui.
2º - Land Rover Defender - 1948
Nascido em 1948 (63 anos) como Land Rover Série 1, era a opção inglesa ao Jeep. O nome virou linha de produtos, mas só ganhou a identidade atual em 1990. Discretamente atualizado com o tempo, virou diesel em 1957 e foi até feito no Brasil de 1998 e 2006. Dados completos aqui.
3º – Hindustan Ambassador - 1957
Primeiro carro feito na Índia, continua firme e forte. Era a versão local do Morris Oxford III de 1956. Apelidado de Amby, é produzido no país desde 1957. Não foi só o estilo que ficou defasado, seu motor 1.8 tem só 71cv, menos que os 77cv do celta. Só para vocês rirem um pouco com o cinismo da Hindustan, no site da empresa, eles descrevem o Ambassador como “Elegante e Econômico”. (olhando esse antes e depois do Ambassador, me lembrei das mudanças do Celta 2012). Clique aqui para ir no site da empresa.
E você que achava que só no Brasil era que tinha trouxa!!!
4º – VW Kombi - 1957
Com o motor 1.2 a ar e 50% de nacionalização começou a ser fabricada aqui em 1957. Teve face-lift em 1975, porta corrediça e teto alto em 1997 e motor a água 1.4 flex em 2006. Mas não se engane pelos 60 anos, é a mais vendida do segmento, vendeu 1863 unidades em dezembro. (como se tivesse muitos concorrente). Infelizmente a única foto de uma Kombi 57 inteira foi essa. Todas que procurei no google eram de ferro velho. Só pra deixar uma dúvida minha se esse motor da Kombi realmente é 1.4, pois eu já fui passado por uma Kombi quando estava a 160km/h.
5º – ZIL 41041 – 1967
A marca russa ZIL tem longa tradição de imitar os americanos de luxo. O sedã 41041 de cinco lugares e a limusine 41047 de sete lugares já tem 44 anos de estrada. Os cantos retos denunciam a idade, assim como os faróis retangulares indicam a remodelação feita em 1985. Clique aqui para entrar no site da montadora e ver a ficha técnica.
6º – Bristol Blenhein - 1976
É como ter hoje um Puma GTB zero (eu queria um). Contemporâneo do fora-de-série nacional, o inglês surgiu em 1976. Mudou mais de nome do que de visual, começou como Bristol 603, de 1982 a 1994 foi Britannia (ou Brigand, se turbinado) até virar Blenhein.
7º – Lada Niva - 1977
Outra prova de que os jipes tendem a resistir a terrenos acidentados e ao tempo é o Niva, vendido hoje na Rússia como Lada 4x4. Desde 1977 faz sucesso com fama de simples e resistente. Por lá ganhou até versão de 5 portas e picape de cabine dupla. Clique aqui para entrar no site da empresa.
8º – Mercedes Classe G - 1979
A marca dispõe de quatro opções para cair na lama com luxo, como Classes M, GL e GLK. Porém a mais próxima de um jipe à moda antiga é o G, lançado em 1979. Não que ele seja menos Mercedes, afinal tem até uma versão AMG de 507cv.
9º – VW Santana - 1981
Foi a segunda geração do Passat na Europa (1981 a 1988). Por aqui durou uma eternidade, de 1984 a 2006, e na China ganhou sobrevida, se aposenta em 2012, 30 anos após sua chegada em 1982. A evolução foi paralela à do nosso. Hoje é chamado de Santana Vista e tem até freio ABS. Clique aqui para entrar no site da VW chinesa.
10º – Fiat Mille - 1984
O uno, atualmente chamado de Mille começou sua fabricação aqui no Brasil em 1984. Mantido a base de poucos face-lifts e preço baixíssimo, a versão 1.0 o mantém vivo mesmo 14 anos após a chegada do Palio, que em tese o substituiria. Sairá de linha em 2013 com a nova lei que obriga o air-bag como item de série.
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