7 de fevereiro de 2011

Desafio de Crash Test: Ford Ranger x Chevrolet S10

Picapes_frente_640x408

Nesta semana no Desafio de Crash Test, teremos uma disputa entre as 2 picapes médias mais baratas (ou não) aqui do Brasil, Duas veteranas, a Ranger segundo informações do Wikipédia, ela está a venda desde de 95, mas se você procurar pela internet com certeza achará modelos ano 94 e 93, mantendo até hoje a mesma plataforma, a S10 também teve seu inicio de vendagem nos anos 90 mais precisamente em 1995 onde também permanece com a mesma plataforma até os dias atuais.

Ranger_interior_640x408S10_interior_640x408
Interior simples justifica o preço “baixo” dos modelos

Ranger_lateral_640x408

Ford Ranger

A Ranger é a picape média da Ford. No Brasil teve sua estreia no ano de 1995 e ainda utiliza a mesma plataforma, isto é, está no mercado desde a metade da década de 90 sem mudanças importantes, resumindo-se a pequenas mudanças de visual, especialmente na parte dianteira.

No Brasil tem como concorrente a picape, também veterana, Chevrolet S-10, praticamente com a mesma idade, da indiana Mahidra Scorpio e as outras com qualidade melhor e bem mais jovens Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Nissan Frontier. No mercado de picapes médias, no escalão das mais baratas, a Ranger não tem muita concorrência, pois é um segmento com pouco investimento por parte das montadoras, mesmo a Ford tem esquecido um pouco do segmento deixando de inserir motores bicombustíveis, muito popular no Brasil e considerado um dos motivos de sucesso ou fracasso de um veículo.

image

A última atualização da Ranger, no Brasil, se deu no segundo semestre do ano de 2009, aproximando o seu desenho do modelo vendido em Portugal, embora nada tenha a ver com àquele produto do Velho Continente.

Chevrolet S-10

S10_movimento_traseira_640x408

S-10 é uma picape da Chevrolet produzida nos Estados Unidos entre 1982 e 2004 e fabricada no Brasil de 1995 até atualmente. Ganhou o gosto popular, sendo a campeã de vendas de 1996 até 2005 (não tenho certeza sobre esta informação). Tem mecânica relativamente simples e barata (pelo mesmo motivo do UNO) é concorrente direto da Ranger, apesar de ser mais barata que sua rival.

Conclusão

O preço da Ranger parti dos R$63mil indo até os R$102mil na versão Limited, A S-10 tem preço inicial  na casa dos R$50mil e vai até os R$90mil na versão Rodeio. Em suas versões básicas elas não tem concorrentes, se você quer comprar uma dessas para o trabalho, infelizmente eu não vejo outra solução (a não ser que você compre uma Hilux, L200 ou Frontier usada), mas se você quer comprar um destes para ter um carro mais alto para se sentir mais seguro, você pode optar por uma Pajero TR4 nova por R$67mil (pouco mais caro que a Ranger) ou partir para uma picape maior porém semi-nova, pois com foi mostrado acima, nenhuma das duas é segura, a Ranger obteve nota 2 o que é menos seguro que um Gol ou um Palio com air-bag. Agora se você procura um carro destes para “tirar onda”, por que não uma Strada Adventure ou uma Saveiro Cross que são muito mais esportivos?

Minha opinião sobre estes dois carros é esta aqui, eu sempre achei idiota esta ideia (de comprar carro grande por ser mais seguro) que as pessoas tem de comprar um carro grande e inútil (para o que elas irão utilizar de fato), mas desta vez eu me surpreendi com os resultados. Nota 2 é quase um chinês que todos abominam. (minha reação quando vi os vídeos do Crash Test).

Vocês comprariam um destes carros acima, mesmo depois de ver que eles não tem segurança alguma?

Obs1: As as imagens da Ranger e da S10 foram tiradas do site CarroOnline
Obs2: As fotos da ranger nesta matéria não são do modelo atual, mas como foi dito acima, o modelo não sofreu mudança em sua estrutura, apenas na estética.
Obs3: Infelizmente os testes mais atuais são estes (Ranger 08 e S-10 03) Pois foi o ultimo ano de lançamento destes carros no exterior.

Fontes: EuroNcap, Wikipédia, CarroOnline e Youtube.

LINK CURTO PARA TWITTER: http://bit.ly/hEkXAJ

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...