29 de março de 2011

Comparativo: Pneus recauchutados x originais de fábrica x esportivos.

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Essa era uma dúvida que eu sempre tive em mente, após várias buscas pela internet, já havia separado alguns textos e imagens para esta postagem, mas na semana passada assistindo a um DVD sobre carros, vi uma comparação na prática, mostrando as diferenças no comportamento de um veículo, o teste foi feito em um circuito pequeno, o veículo utilizado foi um Clio 2.0 172CV (sim, o vídeo é europeu, mas esta legendado) e o motorista é o ex-piloto de F1 Jonathan Palmer.

O preço compensa? Como os representantes das indústrias estão, compreensivelmente, defendendo seus pontos de vista, a pergunta foi refeita para os profissionais que lidam diretamente com o produto. Segundo João Barreto, proprietário de uma empresa que repara e revende pneus em São Paulo, um pneu simples de um carro popular custa R$ 120, em média. Uma recauchutagem custa R$ 85, ou seja, há um desconto de 30%. Considerando-se as durabilidades médias, com R$ 1,00 o motorista roda 300 quilômetros com um pneu reformado, e 400 quilômetros com um pneu novo. Ou seja, vale a pena comprar um pneu novo, com especificações originais, mas se você visa esportividade, vale a pena pagar um pouco mais por um pneu esportivo, visando logicamente que você perderá um certo conforto e terá um consumo de combustível maior.

Veja como é feita a recauchutagem de um pneu.

Fonte: DVD No Limits – Jeremy Clarkson, Colunista IG Denise Godoy

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