Enquanto muita gente aguarda ansiosa o início do Carnaval, amanhã (11), outros contam as horas para deixar Salvador e curtir dias de descanso no interior do Estado. Do início da festa até o fim de semana posterior, dia 21, cerca 320 mil pessoas e 45 mil veículos devem deixar a cidade pelo sistema Ferry Boat, tanto no sentido Salvador-Itaparica quanto no sentido contrário.
Quase todos os horários marcados já foram vendidos antecipadamente. A alta procura indica que as filas vistas durante os feriados de Natal e Reveillon devem se repetir na Cidade Baixa. De acordo com a assessoria de comunicação TWB Bahia, administradora do sistema Ferry Boat, o fluxo este ano deve ser 20% superior ao registrado no ano passado.
Na visão da TWB, o aumento no fluxo acontecerá também por causa da ponte do Rio de Contas, aberta desde outubro do ano passado, que liga Itacaré a Camamu e reduz o percurso da viagem para o sul do Estado em 200km a partir de Bom Despacho.
Aumento – A procura pelo serviço do Ferry Boat já é grande nesta quarta-feira (10), de acordo com a assessoria de imprensa do sistema. Pela manhã, cinco ferries estão realizado a travessia. O sexto ferry deve começar a operar no meio da tarde, quando o movimento deve aumentar.
Os seis ferries irão funcionar durante todo o Carnaval na operação “bate e volta”. As partidas vão acontecer em intervalos médios de 30 minutos, em alguns momentos serão apenas cinco minutos entre um embarque e outro.
Para diminuir a demanda durante o dia, a TWB os caminhoneiros vão viajar somente entre 0h e 4h. A medida entra em vigor na madrugada desta quinta. “Queremos atender a todos, mas às vezes a fila dos carros populares e utilitários quase não anda. Durante o feriado, passam em torno de 60 caminhões por dia, sendo que cada um ocupa de 4 a 8 vagas de um automóvel menor. Vamos priorizar o uso dos ferries convencionais para garantir que os caminhoneiros viajarão em tempo hábil, sem prejuízos a eles ou demais passageiros”, explica o gerente geral da TWB Bahia, Raimundo Santos.
Destinos - Os destinos mais procurados são as cidades do baixo Sul do Estado, como Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Valença, Camamu e Morro de São Paulo. Quem desejar ir para um destes destinos e pretende atravessar a Baía de Todos os Santos utilizando um dos ferries, terá de ter muita paciência.
Rodoviária – De acordo com a previsão da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia (Agerba), 120 mil pessoas devem utilizar a Estação Rodoviária no período do Carnaval. Para atender a demanda foram criados 600 horários extras. Além dos municípios do Baixo Sul, estão na lista de mais procurados as localidades do Litoral Norte, Paulo Afonso, Lençóis e Juazeiro.
Confira abaixo as vagas para a compra de hora marcada no sistema Ferry Boat:
Nenhum comentário:
Postar um comentário